Jessica Oliveira

Jessica dando seu ponto de vista artístico sobre a arte (local) brasileira e a incorporação da linguagem.

A história da Jessica

A artista visual Jessica Oliveira está conosco hoje para discutir a arte local brasileira, assim como sobre a incorporação da linguagem na arte. Jessica reside em Garanhuns (Pernambuco, Brasil) mas está considerando se mudar para João Pessoa (Paraíba, Brasil) para poder exibir a sua arte.

Entrevista conduzida por Yoshi Emanuël

Olá Jessica! Gostaríamos de te agradecer por ter aceito esse convite para falar mais sobre o seu ponto de vista artístico sobre a arte local brasileira. Estamos também muito curiosos para saber mais sobre você como uma artista brasileira. Por que não se apresentar?

Olá! Meu nome é Jessica Oliveira, tenho 23 anos e sou de Garanhuns no estado de Pernambuco, mas depois da pandemia vou me mudar para João Pessoa no estado da Paraíba com o intuito de expor a minha arte. Gosto de línguas desde muito nova, mas sempre tive um carinho enorme pelo inglês, então há mais ou menos 4 anos estive estudando inglês. Comecei estudando sozinha, depois de um tempo fiz alguns amigos que me ajudaram e me ajudam até hoje a me tornar fluente. Depois de me formar no ensino médio comecei a estudar moda, fiz cursos de costura e até criei uma marca de camisetas pintadas à mão, mas com o passar dos anos percebi que a minha grande paixão era mesmo as artes plásticas, algo que eu gostava desde criança. Então parei de estudar moda e me dediquei ao estudo das artes plásticas. Trabalho como artista plástica e tenho alegria em dizer que já vendi obras de arte para Chicago e Phoenix. Atualmente estou trabalhando em uma coleção de artes chamada “Eyes Talk” onde irei transmitir diversos sentimentos através dos olhares em cada pintura.

Tenho visto que você compartilha suas criações artísticas na sua página do Instagram (@jessicaoliveiraart). Você poderia me contar qual é o seu ponto de vista artístico e que tipo de arte você faz?

Acredito que a arte seja uma forma de conectar as pessoas com seu eu interior e também com outras pessoas, é de uma certa forma entrar no universo do artista, é uma forma de comunicação onde não se fala com palavras, mas com formas e cores. Gosto de trabalhar com artes expressivas, que transmitam sentimentos sejam através dos olhares, das formas ou até mesmo através da paleta de cores escolhida.

Sinta-se à vontade para destacar algumas de suas obras de arte e para nos contar o que elas representam.

01 | “Soulmate”

Essa obra representa o amor em sua forma mais pura e genuína entre duas almas, que uma vez conectadas, tornam-se uma só para sempre.

02 | “The Two of Us”

Essa obra representa o encontro de nós mesmos com o nosso eu interior. O sentimento de se encontrar e ter em mente que embora a vida possa nos surpreender de várias formas, nunca estaremos completamente sozinhos pois temos a certeza de que sempre teremos a nossa própria companhia, sincera e duradoura.

Qual é a sua inspiração para as suas obras de arte? Você é inspirada por suas raízes brasileiras?

Me inspiro em absolutamente tudo à minha volta, através de vivências, momentos, músicas que me fazem refletir, de pessoas e principalmente sentimentos.

Eu acho que seria interessante ouvir você refletir sobre alguns artistas brasileiros locais e sobre suas criações. Você poderia, por exemplo, nos mostrar uma obra de arte da sua área com a qual você se sinta conectada e compartilhar os seus pensamentos sobre ela?

Screenshot 2020-12-06 at 17.27.48.png

“Essa é uma obra do artista Jeff Alan de Recife – Pernambuco.

A arte do Jeff reflete a posição do negro na sociedade, a violência, a luta e a coragem de enfrentar as dificuldades. Me identifico muito com a arte dele porque assim como o meu trabalho, suas obras dizem muito através do olhar e isso é algo que eu admiro bastante. Para mim, cada expressão que ele coloca nos olhares de suas obras contam uma história e amo imaginar o que ele quis representar em cada obra de arte.”

Screenshot 2020-12-06 at 17.28.06.png

“Essa é uma arte da Nyna Nóbrega. 

O que mais gosto nas artes da Nyna é que diversas vezes palavras como “poesia” “caminhar” ou até mesmo frases aparecem, e isso acaba por formar arte e poesia em uma única obra.”

Qual é a sua visão pessoal sobre a importância da sua língua (português brasileiro) incorporada na arte?

O português é uma língua muito ampla com uma diversidade cultural incrível, o que faz cada estado ter a sua “própria linguagem” do português brasileiro. O interessante é que por cada lugar ter seu jeitinho de falar isso faz com que os próprios brasileiros mergulhem em um oceano de novas palavras e culturas mesmo estando no mesmo país dos demais. 

O fato da língua e da arte estarem presentes no projeto final de uma obra de arte reflete o quanto ambos criam uma conexão surreal entre pessoas de diferentes países e culturas. 

Você tem aplicado linguagem na sua arte?

Não, mas sinceramente essa entrevista me inspirou muito a adicionar linguagem ao meu trabalho artístico!

Interested in more content? You can find EQ on: